Pendão Real

Vivendo a Fé 31 - Sermão do Monte

Vivendo a Fé 31 - Sermão do Monte

Destaque


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

APRESENTAÇÃO

O Sermão do Monte, no Evangelho de Mateus, é conhecido tanto no mundo acadêmico quanto no mundo popular dos cristãos que vivem a experiência do dia a dia das relações sociais e religiosas. De modo prático e popular, podemos identificar o Sermão do Monte como um conjunto de códigos de conduta, por vezes moral, mas também visando o testemunho de todos que se mostram discípulos de Jesus.

Os capítulos 5 a 7 de Mateus, compreendidos e descritos como Sermão do Monte, trazem um conjunto do ensino de Jesus que, praticamente, resume todo o ministério didático e pedagógico do Mestre. Ou seja, este bloco de Mateus reúne ensinos que estão presentes em outras passagens do próprio Mateus e dos demais Evangelhos. É por isso que o designamos, geralmente, de resumo didático, com a tarefa pedagógica de “encontrar tudo que precisamos para a vida cristã” num único lugar.

A releitura mais comum que fazemos do Sermão do Monte é a de que todos nós cristãos, ao praticarmos os ensinos especialmente presentes neste bloco do evangelho, não só imitamos e cumprimos a vontade do nosso Mestre e Salvador, mas também regulamos nossa conduta social e comunitária na perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus. Atitudes como amor, perdão, confiança, esperança, desprendimento de coisas materiais, alteridade e, ainda, a experiência de uma vida de oração são características básicas e necessárias contidas,neste bloco do ensino de Jesus.

Portanto, este número da revista Vivendo a Fé propõe uma reflexão pastoral sobre o Sermão do Monte. O nosso objetivo é expor os pontos de destaque do ensino de Jesus que precisam, a cada dia, ser não apenas relembrados mas, também, refletidos e praticados por todos nós. Aliás, parafraseando o próprio Mestre, temos sobre nós o desafio diário de ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Assim, chamamos de reflexão pastoral a iniciativa de homens e mulheres que leem o Sermão do Monte com a intenção de motivar o povo de Deus para a importância de se viver social e comunitariamente ao modo do nosso Mestre Jesus.

Rev. Adilson de Souza Filho

SUMÁRIO

1. Discipulado: fator de influência no mundo (I)
2. Discipulado: métodos de influência na sociedade (II)
3. Procedimento do verdadeiro discípulo
4. Contra uma religião de aparências
5. O ensino de Jesus sobre o dinheiro
6. A providência de Deus
7. Não devemos julgar o irmão
8. Não deis o que é santo aos cães
9. O discípulo e a oração
10. A regra de ouro
11. Os dois caminhos
12. Os falsos profetas 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características



Ficha técnica

Título: Vivendo a Fé 31 - Sermão do Monte

Autor(es): Giancarlo Brojato

Editora: Pendão Real

Páginas: 40

Formato: 14x21 cm

Peso: 46 gr

ISBN: 978-85-5511-012-2


Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. Os preços, promoções, condições de pagamento, frete e produtos são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet.
Design by Auaha