Pendão Real

A doutrina do Espírito Santo

A doutrina do Espírito Santo

Destaque

 

Simulador de Frete
- Calcular frete


Apresentação

O Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil aprovou, em sua reunião ordinária de fevereiro de 1995, o presente texto preparado por uma comissão, que terminou os seus trabalhos contando com dez pessoas, por sua vez escolhidas na reunião anterior ao mesmo egrégio Concílio. Não podemos nos furtar ao reconhecimento e à gratidão devidos aos pastores e presbíteros que deram o melhor de si para que a Igreja pudesse ter este texto em mãos, que, por ser final, consolidou as posições doutrinárias firmadas na reunião do Supremo Concílio em São Sebastião (SP) e na reunião da Comissão Executiva realizada em Machado (MG), ambas levadas a efeito no ano de 1993.

Queremos deixar aqui o registro de nossa profunda gratidão aos estimados membros desta comissão, os quais não mediram esforços para que pudessem produzir os seus estudos que tanto alento estão trazendo para a nossa amada Igreja. Por isso precisamos mencionar os seus nomes: Rev. Carlos Fernandes Meier, Rev. Gerson Correia de Lacerda, Rev. Antonio Carlos Nasser, Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, Rev. Valdemar de Souza, Presb. Nilson Zanela, Presb. Fernando Navarro Toledo. O relator da comissão também contribuiu com o seu estudo.

Estes estudos se destinam ao aprofundamento exegético, histórico, pastoral e teológico do assunto que mais tem polarizado a atenção das igrejas neste final de milênio. Entendemos que esta legítima, saudável e doce preocupação não se deve ao fato de estarmos no apagar das luzes de um milênio. No começo do século XX, alguns ousaram afirmar que neste presente século tudo estava preparado para que a doutrina do Espírito Santo se tornasse a chama que encandesceria o coração das igrejas, pois, se já em séculos anteriores a doutrina do Pai e a doutrina do Filho enriqueceram o pensamento e a vida da Igreja, agora teríamos a singular oportunidade de, como família de Cristo na face da terra, juntos e ecumenicamente, conhecer melhor a pessoa e a obra daquele que “sonda as profundezas de Deus” (1Co 2.10).

Grande tem sido a dedicação de teólogos, do ocidente e do oriente, a um assunto tão empolgante e abrangente como este. E o mais interessante é que esta discussão não tem sido isolada da vida e da comunhão da Trindade, pois, de acordo com 2 Coríntios 3.8, o glorioso ministério do Espírito Santo consiste em servir ao Pai e ao Filho através da Igreja. Como hoje já desenvolvemos uma acendrada consciência ecumênica capaz de amalgamar todos os nossos anseios de filhos de Deus por sermos guiados pelo mesmo Espírito, estamos em condição de aprendermos uns dos outros e de, como igrejas, nos consolarmos mutuamente em nossa peregrinação histórica por entre os espinhos e sargaços deste final de século. Este nosso tempo é, por isso, auspicioso e entusiasmante. A nossa convicção bem clara e distinta é que somente com as nossas vidas santificadas e plenificadas pelo Espírito Santo seremos armados pelo próprio Deus para a difícil luta contra o ateísmo moderno. “Sem santificação ninguém verá a Deus” (Hb 12.14).

Ao lado destes presentes estudos também está sendo publicada uma espécie de cartilha, para uso geral da Igreja, como muitas outras igrejas também o têm feito. Tanto este estudo como a sua súmula popular contém a posição doutrinária oficial de nossa denominação cristã, razão por que todos os nossos concílios, nossos membros e nossos pastores contam com uma orientação expressa, clara e definida para o deslinde de todas as dúvidas. Ter o mesmo pensamento na verdade de Cristo e o mesmo sentimento na vida do Senhor Jesus é participar da frutífera e abençoada unidade no Espírito Santo de Deus. E unidade também é um dom extraordinário dado ao corpo de Cristo para perpetuar a sua Igreja na face da terra. Que louvemos a Deus em todos os lugares e em todo o tempo. Amém!

Rev. Antonio de Godoy Sobrinho

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



Título: doutrina do Espírito Santo

Autor(es): Antonio de Godoy Sobrinho

Editora: Pendão Real

Páginas: 168

Formato: 14x21 cm

Peso: 190 gr

​ISBN: 978-85-98208-26-8


Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. Os preços, promoções, condições de pagamento, frete e produtos são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet.
Design by Auaha